quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Escolas de Ensino Fundamental fazem a lição de casa na região

Mesmo abaixo da média do Estado, instituições de Canoas cresceram no Ideb

Cláudia Boff/ Da Redação

Foto: Reprodução


Canoas  - Escolas de Ensino Fundamental Canoas e Nova Santa Rita fizeram literalmente a lição de casa em 2010 e 2011. As notas das séries iniciais (até a 7ª série) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ficaram acima da meta nacional (4,6), com crescimento de três pontos, em relação a 2009. O desempenho geral dos pequenos canoenses (4,8), porém ficou abaixo da média (5,1) e meta (4,9) gaúcha. Já em Nova Santa Rita, a criançada ficou dentro da meta do Estado. Na contramão, os anos finais (8ª série e 9º ano) das duas cidades tiveram baixa pontuação em níveis estadual e nacional, embora tenham subido um ponto em relação a avaliação anterior. Com nota 3,6, os dois municípios ficaram longe da média (3,9) e meta (4,1) do RS. Já a nota dos estudantes brasileiros neste quesito foi de 4,1, superando a meta (3,9). A psicopedagoga Jaqueline de Menezes Rosa, diz que os resultados do Ideb levam a uma reflexão sobre o planejamento do ensino. “Os índices mostram que há uma distância no processo de aprendizagem dos anos iniciais e finais. Os conteúdos devem ser mais contemporâneos, abrangendo mídias e mercado de trabalho.”

Jornal - A diretora da escola Ícaro, Jacqueline Fernandes, diz que a conquista da melhor nota dos anos iniciais em Canoas (6,3) é resultado da do trabalho de uma professora, que ficou na instituição até maio. “Ela usava o contéudo do Diário de Canoas para propor atividades, dando ênfase em matemática e português”, conta ela, lembrando que em 2009 a escola também teve a nota mais alta (6,0). 

União - Na escola Theodoro Bogen, a notícia daa nota mais alta (4,9) nos Anos Finais de Canoas foi surpresa para a direção e coordenação pedagógica. “Não fizemos nenhum trabalho focado na avaliação. O resultado é fruto de um trabalho de acompanhamento dos alunos, reforço escolar e projetos multidisciplinares, envolvendo também os pais”, conta o diretor Douglas Perdomini.

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